Violão ou guitarra, que Instrumento é Melhor para Começar na Música?

Violão ou guitarra, que Instrumento é Melhor para Começar na Música?

Está querendo comprar um instrumento musical e está em dúvida entre violão e guitarra? Não tome nenhuma decisão antes de ler esse artigo, pois aqui falaremos um pouco sobre cada instrumento e para quais estilos eles respondem melhor.

Após ler esse artigo você não terá mais dúvidas e saberá qual instrumento comprar.

Querendo deixar bem claro que não existe um instrumento melhor que o outro, e sim, que para casos específicos um é mais indicado do que o outro, é imprescindível o uso do bom senso nas escolhas.

Violão 

Esse instrumento é o mais adequado para tocar músicas acústicas, e repertório erudito pela sua história com a música erudita.

Se você quer seguir carreira de recitalista e estar nos teatros, saiba que é um caminho difícil a trilhar, pois as técnicas do violão erudito são bastantes difíceis.

Se o seu foco é a música popular, como o sertanejo, você também terá que estudar bastante. Pois na música popular existe uma infinidade de estilos musicais, e você deverá saber fazer modulações, improvisos, solos e etc.

Um exemplo é a bossa nova, que possui músicas com muitos acordes dissonantes, e que todo violonista que se despõe a tocar, deve dominar harmonia e campo harmônico.

O violão como instrumento de lazer é bem indicado por sua facilidade de uso e transporte. Você poderá levar para um sítio, chácara, praias, bares, praças, e para se fazer serenatas, ele é o mais indicado.

Violão ou Guitarra

Guitarra

Um instrumento elétrico feito de madeira, e bastante conhecido no meio do blues, Jazz, rock e heavy metal, com diferentes formatos e com acabamentos próprios.

A guitarra é o instrumento ideal para quem quer montar uma banda de rock, pop rock, blues etc. Sendo necessário alguns acessórios como pedais, cubos, amplificadores e as demais coisas que fazem com que ela possua o timbre específico que o guitarrista queira.

Para os amantes dos solos e riffs ela responde bem melhor do que o violão, e qualquer pessoa que a toque bem, irá impressionar outras. Para esse instrumento, o aluno terá que estudar muito as técnicas específicas para guitarra e os estilos que ele queira tocar, o modo como você toca heavy metal é diferente do que você toca jazz, apesar de usarem técnicas parecidas.

Existem guitarristas que tocam música erudita na guitarra, e o resultado fica fantástico, provando assim que a aguitarra pode ir do popular ao erudito satisfazendo assim o gosto e a necessidade do músico.

Agora que você possui informações para escolher o instrumento que mais se adequá a sua necessidade, não perca mais tempo, adquira seu instrumento e bons estudos. Se quiser ser um guitarrista TOP, recomendamos o curso Guitarra Rock do Ozielzinho ou o Técnicas de Guitarra do Gil Vasconcelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *